Este artigo está dividido em duas partes, sendo esta a parte 1. No próximo artigo falaremos um pouco mais de luz e cor na fotografia

 

Luz, é uma das considerações mais importantes de um fotógrafo. De fato, qualquer fotografia capta o efeito da luz sobre os objetos, se tomadas em luz natural ou em brilho de luz incandescente. Um fotógrafo que compreende como funciona o olho a lente e o espectro de cores, consegue fazer o uso pleno de luz na fotografia.

O espectro de cores

Tanto a luz natural do sol como a luz artificial incandescente aparecem em branco a olho nu. No entanto, se você brilhar a luz através de um prisma, divide-se um arco-íris de cores. Este efeito mostra como a cor "branca" contém todas as tonalidades do espectro de cores.

Quando a luz atinge um objeto, o objeto absorve parte do espectro de cores e reflete o resto das cores. A parcela da cor que não é absorvida pelo objeto, mas refletido de volta ao olho é a cor que o objeto aparece ao olho humano. Por exemplo, uma parede branca reflete a maior parte do espectro de cor preta. Assim, nossos olhos (e as lentes da câmera) enxergam branco. Quando uma rosa vermelha reflete a parte vermelha do espectro de cores e absorve o resto, um objeto preto absorve o espectro de cores.

Luz natural em fotografia colorida

A luz natural na fotografia não é tão consistente quanto você pode pensar. Em diferentes momentos do dia, diferentes tonalidades do espectro de cores dominam a luz natural. Por exemplo, ao meio-dia, a parte azul do espectro de cores é dominante, produzindo um "cool" de luz. Fotografias coloridas tiradas ao meio-dia produzem imagens mais claras e nítidas na luz brilhante.

Em contraste, a luz natural ao amanhecer e ao por do sol enfatiza a parte vermelha do espectro de cores. Conhecida como luz quente na fotografia, o nascer do sol e da luz do sol produzem imagens mais quentes, com um suave contraste.

Luz artificial na fotografia

Quando fotógrafos usam a luz artificial na fotografia, o efeito da iluminação depende do tipo de lâmpada utilizada. O aquecimento dispersa um brilho da luz incandescente e produz um efeito que é radicalmente diferente da que seria produzida por um feixe de luz na rua por exemplo.

As fotografias tiradas com luz incandescente freqüentemente têm uma coloração amarela. Um fotógrafo pode combater este matiz por usar um filtro azul para compensar o amarelecimento excessivo.

As lâmpadas fluorescentes produzem uma luz difusa que muitas vezes se traduz em reflexos esverdeados na fotografia colorida. Usando uma lâmpada fluorescente ou filtro durante o dia você consegue remover essa cor desagradável.

Abajures de rua, como lâmpadas fluorescentes, podem causar um tom esverdeado nas imagens resultantes. No entanto, um fotógrafo pode usar este efeito a sua vantagem: na escuridão, esta qualidade esverdeada pode produzir efeitos misteriosos ou fantasmagóricos.